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"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
Paulo Freire

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CURSO DE GERENCIAMENTO DA SALA DE AULA

Esse mini curso sobre gerenciamento da sala de aula está no site www.sosprofessor.com.br, o material é bem interessante , por isso resolvemos compartilhá-lo com os colegas.

Gerenciamento da Sala de Aula 
Lição no. 1- Como aumentar a motivação dos alunos


Vamos começar esclarecendo o que NÃO é gerenciamento da sala de aula.

    O Gerenciamento de Sala NÃO se  trata de criar nenhum sistema de punição
e recompensa.  Ao invés disso, o efetivo gerenciamento da sala de aula é resguardar  que todos os alunos estejam ativamente envolvidos nas tarefas.Deste modo o professor previne as questões que desestabilizam a gerenciamento da sala antes que elas ocorram....o professor torna-se proativo e deixa de ser reativo.
  

   Entretanto, é difícil manter os alunos ativamente envolvidos se eles estão entediados ou desinteressados na aula.  É por isso que o tédio dos alunos é um dos maiores fatores que contribuem para que questões que desestabilizam a sala de aula apareçam com freqüência.
   É tarefa do professor é acender o interesse e aumentar a motivação para aprender. Como?
   O melhor modo de fazer isso é criar uma conexão entre o que os alunos estão aprendendo e o que está acontecendo na vida deles.... em outras palavras, encontrar o  ponto de convergência com o que é significativo para ELES.
   Em História, Artes, Língua Portuguesa e Ciências é relativamente fácil fazer isso.  Ao trabalhar, por exemplo,  a mensagem  dos `Hyppies” nos anos 70, sua roupas, seu gosto musical, peça aos alunos que façam uma lista do que hoje é considerado `rebelde`, após esta lista motive-os a compararem os modelos de expressão dos jovens nos anos 70  com os modelos que a   juventude de hoje se utiliza. 
 

   A questão primordial é, se você conseguir que os alunos `queiram`aprender então tudo o mais torna-se muito fácil.  Afinal quem tem o poder de criar um ambiente facilitador para o aprendizado é você.

  Outro modo que os Professores podem aumentar a motivação para o aprendizado é utilizar perguntas que instiguem a reflexão e a crítica. Em ciências, por exemplo, ao levantar a questão da “ Gripe Suína “ que depois passou a ser chamada de gripe H1N1, instigar os alunos a refletirem o que a economia, os frigoríficos de carne suína tiveram a ver com isso.
   Levantar dúvidas, instigar a reflexão, estimular o pensamento crítico acaba elevando a temperatura da discussão e faz com que os alunos se envolvam e queiram saber mais, e ao agir assim extrapolam o que está nos livros didáticos e partem para a vida real, o mundo em que vivem e passam a se apropriarem de conhecimentos que os afetam diretamente enquanto cidadãos.
 


   Um terceiro modo de aumentar a motivação para aprender é a utilização de video. Ok, talvez pareça óbvio demais, porém muitos professores mostram o video no momento errado da lição….e sempre deixam o vídeo por último.

  O video não deve ser deixado para o final, ou para o fechamento daquela lição. Ao invés de videos longos, utilize curtas, ou video clips no começo das lições para provocar os alunos e atiçar a curiosidade.
 Aqui vai uma dica: você sabia que existe um site www.curtanaescola.com.br que oferece uma infinidade de curtas que podem ser assistidos no computador da escola, e podem ser usados em várias disciplinas ?
 
    Então, vamos recapitular. As questões de gerenciamento da sala de aula estão diretamente ligadas ao tédio do aluno. Assim, o professor precisa aumentar a motivação dos alunos para aprender.
Os professores podem lançar mão de três estratégias:
    . Criar conexões entre o conteúdo e os interesses dos
       alunos 
    . Usar o pensamento crítico e a reflexão para gerar
      discussões
            *.    Usar o vídeo no início das lições para cativar  o
      interesse e a  curiosidade
  
  Espero que você tenha gostado da primeira parte do nosso curso de Gerenciamento da Sala de Aula. Encorajo você para que comece a aplicar estas estratégias na sala de aula. 
 
 
Roseli Brito
Pedagoga, Psicopedagoga - Coach

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